domingo, 27 de junho de 2021

DIY: Sapato Customizado

Em meio a uma conversa bacana sobre blogs com uma amiga, resolvi que era hora de postar algo novo aqui! aproveitem para conhecer o blog dela também, aqui!

Pra hoje, temos conteúdo DIY! 

Transformei um sapato bege em um sapato marrom! O problema foi que achei que esse bege combinaria com minhas coisas off white, mas o tom não estava tão próximo quando gostaria (foi culpa minha, não da loja! Não acreditei na foto de estoque...) e aí vi essa tinta pinta couro à venda em um armarinho e decidi que reformaria o sapato.

Por acaso, também queria pintar um sofá (sim, eu pintei um sofá inteiro), então resolvi começar com algo pequeno, para descobrir se dava certo. Segui orientações de alguns tutoriais para pintura de couro, esperando chegar no melhor resultado.

Vou mostrar aqui o que eu fiz:

O primeiro passo é limpar o sapato. Limpei com um paninho e desinfetante porque ele estava novinho, mas o ideal para uma repintura é limpar com um solvente adequado para a limpeza de peças de couro e courino. O solvente remove a cera usada pelo fabricante, assim como a pintura original e sobras de material caso seu sapato esteja danificado (sabe aquelas casquinhas de courino desfazendo? Se você estiver com esse problema, remova toda a camada de material quebradiço antes de repintar seu sapato).

 
A tinta que usei foi a Pinta Couro e um vidro de 37mL foi suficiente para o par de sapatos e uma bolsa! Muitos tutoriais recomendaram a Tingi-crom* também, que possuí uma cartela de cores mais extensa, inclusive tons pastéis. Para aplicar a tinta, usei um pincel pequeno e uma esponjinha.

*posteriormente, usei essa marca para pintar meu sofá, que costumava ser cinza pálido, de preto e o resultado foi ótimo!
 
 
Antes de começar a pintura, forrei minha mesa com um pedaço de papelão e usei fita crepe para proteger os cantinhos da sola do sapato.

Então, comecei a pintar! Tentei espalhar a tinta da forma mais uniforme o possível. Vale dizer que o cheiro da tinta não era particularmente forte e ela é solúvel em água e pega apenas em couros e courinos. Ou seja, não foi muito dificil para limpar o pincel ou lavar as mãos depois de cada sessão de pintura. Levei três sessões de cerca de meia hora cada para pintar o par de sapatos, divididas ao longo de dois dias.   

Os sapatos ficaram assim depois de receberem as duas mãos de tintas. É necessário dividir em sessões porque o sapato precisa secar completamente antes de aplicar uma nova mão de pintura, o que demora cerca de 24 horas. A fita crepe protegeu a sola, mas é possível remover resíduos acidentais com acetona.

Como ainda tinha bastante tinta sobrando, também pintei essa bolsa. Ela foi um presente da minha sogra, trata-se de uma maleta vintage que originalmente tinha um tom caramelo. Achei que seria uma boa pintá-la para fazer par com os sapatos.

Após finalizar a pintura, apliquei um Verniz Glitter para couros, também comprado em um armarinho, para dar um brilho especial nas peças renovadas. Achei o verniz um pouco mais dificil de aplicar que a tinta, pois ele é viscoso e tem uma textura similar à decola de silicone e percebi tarde demais que deveria ter usado um pincel com cerdas mais macias. Ainda assim, achei que ficou bonito e fiquei satisfeita com o resultado.

Posteriormente, descobri que esse verniz pode ser misturado com purpurina em pó caso você queira fazer um sapato com cores metálicas! Então, fica a dica para quem quer um sapato dourado ou prata!

Uma fotinho do detalhe! Também fiz um lacinho marrom e prendi na tira do sapato. 💗

Perguntas importantes, foi um processo caro? A resposta é não. Gastei 15 reais no potinho de tinta e mais 12,89 reais no verniz. Se você não tiver nenhum material de pintura e precisar comprar os pincéis e um produto para limpá-los depois de usar o verniz, seriam mais 20 reais, ou seja, com pouco menos de cinquenta reais, é possível renovar completamente um par de sapatos e uma bolsa!

(E se tem curiosidade sobre meu sofá, gastamos em torno de 150 reais para repintar um sofá de três lugares. Para comparação, um sofá preto novo de material durável custaria cerca de 5 mil reais e uma pintura em tapeçaria, quase o mesmo valor de um sofá novo!)

A conclusão é que é possível reaproveitar e reutilizar as coisas gastando pouco. 

Obrigada por ter lido! Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, só deixar um comentário! 😀

2 comentários:

  1. nossa eu não sabia da existência de tintas para esse tipo de tecido! tenho um sapato bege também, mas n gosto do tom dele, queria um bege mais para um areia sabe? Vou procurar saber mais, obg pelo DIY!
    vou tentar retocar uns detalhes de uma bolsa também :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar! Ah, eu também descobrir pq estava xeretando todas as abas do site do armarinho hahaha Procura a tabela da tingi-crom, acho que tem algumas variações de bege e creme =)
      Sim, esse método serve para retocar peças danificadas também!

      Excluir

Muito obrigada por deixar um comentário!