domingo, 9 de março de 2025

Pequenos Detalhes, Grandes Diferenças

Você já comprou ou costurou aquele vestido ou saia lindos, tem acessórios, uma anágua toda fofinha, mas tem alguma coisa te incomodando com o resultado final do seu visual?

Vamos falar aqui de alguns detalhes que podem mudar completamente um outfit!

  • Tenho volume na saia e uma anágua, mas ficou estranho.

A silhueta é uma das características mais marcantes do visual lolita. Para conseguir uma saia volumosa e proporcional, verifique se o volume está partindo da linha mais estreita do seu tronco. Isso irá acentuar a figura de ampulheta

Ao vestir uma saia, puxe a parte da cintura para cima do umbigo, ao invés de deixá-la em cima da barriga, conforme mostrado nas fotos a seguir:

Se estiver usando um JSK cuja cintura ficou muito baixa (abaixo do umbigo), considere encurtar as alças!

  • A maldição do boob gap (bônus: considere cutsews).
Eis que você abre as fotos do meeting e há um buraco revelador entre os botões que passam por cima do busto. Não entre em pânico! Isso não quer dizer que a blusa esteja apertada e pode acontecer em cortes mais acinturados. Um truque simples é costurar um botão de pressão, ou uma fita de velcro por dentro da blusa, entre as casas de botões.


Cutsews, como chamamos as blusinhas de malha com mangas fofinhas, são excelentes para looks com saia. Essas peças dão um ar mais casual ao look, mas são confortáveis e ótimas para usar em ocasiões que você vai se movimentar bastante.
  • Algo de estranho com minha peruca.

Uma peruca mal colocada pode arruinar completamente um outfit.

Visual de 2013 a lá "não sabia o que estava fazendo".

Observem essa foto de 2013 e comparem com essa de 2020:

A categoria é "Quanto tempo que não te vejo, irmã Rochelle!"

Eu desenterrei a foto antiga porque lembro que tudo que podia ter dado errado com a peruca aconteceu naquele dia. Os problemas que mais me incomodaram resumem-se em duas categorias:

a) Peruca mal colocada.

Fora a questão de prática na colocação, é muito importante sempre usar uma touquinha apropriada antes de vestir uma peruca. Além de proteger a peça de ficar encostando no cabelo natural e absorvendo suor, a touca impede que seu cabelo natural escape por baixo da peruca, ou faça com que ela escorregue e deixe a raiz do cabelo à mostra, se não, simplesmente cair por inteira. 

Existem presilhas em forma de pentes que você costura na barra da sua peruca e que ajudam a mantê-la fixa no lugar.

Ideal para perucas longas e pesadas.

b) Falta de estilização.

Tirar a peruca da caixa e tacar na cabeça, como meu jovem eu passado fez, não é uma boa ideia. Geralmente as perucas não vem com a franja cortada ou um penteado pronto da loja. A ideia é que a pessoa ajuste a franja em casa mesmo. Existem inúmeros tutoriais explicando como fazer esse ajuste e faz uma enorme diferença.

Além disso, pode ser uma boa penteá-la, usando um pente de madeira com dentes grossos e tentar fazer alguns cachos ou algum tipo de penteado que impeça os fios de embolarem, mesmo que simples, como tranças ou maria-chiquinhas.

  • A anágua que cai.

Elásticos não duram para sempre e eles sempre decidem morrer de vez no meio de um evento ou quando você está andando. Se sentir que sua anágua está caindo, considere trocar os elásticos e, se a sua anágua já não tem uma fita para isso, faça um pequeno furinho no cós e passe uma fitinha ao redor dele, para que você possa ajustar o tamanho e ter segurança extra. 

Manter a anágua no lugar é importante para preservar o formato da saia. E também é importante para a beleza e coesão finais do seu visual!

  • Parece um tanto desleixado!

Uma roupa bem passada não causará uma impressão de poluição visual, deixando os detalhes do seu outfit mais inteligível. Também procure evitar sobras de tecido

A ordem em que você veste seu look faz diferença: vista primeiro a blusa, depois a anágua por cima, segurando a blusa no lugar. Finalmente, a saia ou vestido por cima das roupas já bem assentadas. 

Se estiver usando um conjunto de saia e camisa, considere usar algum colete, espartilho ou cinto que ajude a manter tudo no lugar!

Veja ao lado uma comparação entre dois coordinates:

Gosto do primeiro visual, mas depois de uma caminhada considerável entre os locais que visitei naquele dia, a minha anágua estava caindo e a camisa tinha feito uma "dobrinha" na região da cintura. Nem comento do cabelo bagunçado! Depois desse dia, comecei a levar um pente na bolsa! Era hora de parar e dar uma ajeitada em tudo!

Observe também o visual de Halloween com a mesma saia. Aqui, tomei mais cuidado com o vestir das peças e usei um espartilho para manter a camisa e a anágua no lugar. São coisas que parecem banais, mas mudam totalmente um look. 

Acredito que o primeiro look se beneficiaria de uma camisa de manga comprida e meias OTK com rendas na barra, ao invés da meia calça que usei naquele dia. Essas alterações trariam mais detalhes para o visual, fazendo com que a capinha ficasse menos solitária enquanto item elaborado e cheio de babados.

  • Tenho todas as peças, mas não parece um coordinate completo!

Coesão é importante! Mesmo que você esteja usando um monte de acessórios e cores diversas, procure pensar na distribuição desses elementos no visual. 

Observe o coordinate abaixo como exemplo de visual coeso, a despeito da quantidade de acessórios. A Briz Blossom (embaixadora kawaii do México) usou muitos acessórios, mas tomou o cuidado de escolher uma cor (rosa) como cor principal, complementando com detalhes bem distribuídos em azul, amarelo e arco-íris.  

Visual da diva Briz Blossom

Definir uma cor principal e tema são um bom ponto de partida para organizar seu look
 
Digamos que você tem uma cutsew menta da Angelic Pretty. Sua avó te deu dinheiro de presente no Natal e você comprou também um vestido branco da Moitie, meias pretas da Alice and the Pirates e sapatos bege da Innocent World.
 
Então, você tenta usar todas suas novas compras ao mesmo tempo! Isso não é um coordinate, são várias peças que são lindas e criativas individualmente, mas que não fazem sentido em conjunto!
 
Agora, compare o mesmo cutsew posto junto de um vestido de marca nacional (eu que fiz, essa é uma autopromoção descarada) e um par de sapatos da Cotton Candy Feet em cores e temas que combinam com a blusa:

Coesão não tem a ver com comprar coisas de marca estrangeira ou "seguir as regras".
 
Claro que existem formas de combinar estéticas muito diferentes de forma coesa! Não tem a ver com limitar a criatividade, mas sim, com equilibrar os elementos estéticos de forma interessante e criativa! Mesmo esses tipos de look possuem algo que "amarra tudo junto", por assim dizer. Sejam cores ou elementos recorrentes:
 
  • Quebrei uma "regra" e agora estou com medo de me criticarem!
Tem muita discussão sobre o quão casual ou o quão "over the top" um visual de moda lolita pode ser até se tornar algum outro estilo. Se pode usar tênis, se pode ir sem maquiagem, se pode deixar a anágua em casa às vezes! Minha opinião sobre isso é o seguinte: faça o que você quiser, mas seja confiante a respeito de sua visão! 
 
Você não precisa pedir validação para ninguém. Se você tem certeza que a escolha que você fez era a melhor naquele momento, não há necessidade de perguntar pra ninguém se "está bom" ou se "isso é realmente lolita?". 
 
É importante de lembrar que moda alternativa é sobre mostrar o que é importante e belo para você, sem se importar com o efêmero. Tendências e redes sociais são passageiras. 

GLB vol 21 - scan by: LolitaHistory.com
 
No fim, um bom visual acaba sendo menos sobre "seguir regras" e muito mais sobre vestir-se com esmero e usar seu visual com confiança!
 
Gostou do texto? Tem alguma outra dica que você acha importante? Deixa um comentário ou vem puxar assunto comigo! 
 
Obrigada por ter lido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por deixar um comentário!