Você já comprou ou costurou aquele vestido ou saia lindos, tem acessórios, uma anágua toda fofinha, mas tem alguma coisa te incomodando com o resultado final do seu visual?
Vamos falar aqui de alguns detalhes que podem mudar completamente um outfit!
- Tenho volume na saia e uma anágua, mas ficou estranho.
A silhueta é uma das características mais marcantes do visual lolita. Para conseguir uma saia volumosa e proporcional, verifique se o volume está partindo da linha mais estreita do seu tronco. Isso irá acentuar a figura de ampulheta.
Ao vestir uma saia, puxe a parte da cintura para cima do umbigo, ao invés de deixá-la em cima da barriga, conforme mostrado nas fotos a seguir:
Se estiver usando um JSK cuja cintura ficou muito baixa (abaixo do umbigo), considere encurtar as alças!
- A maldição do boob gap (bônus: considere cutsews).
![]() |
- Algo de estranho com minha peruca.
Uma peruca mal colocada pode arruinar completamente um outfit.
Visual de 2013 a lá "não sabia o que estava fazendo". |
Observem essa foto de 2013 e comparem com essa de 2020:
![]() |
A categoria é "Quanto tempo que não te vejo, irmã Rochelle!" |
Eu desenterrei a foto antiga porque lembro que tudo que podia ter dado errado com a peruca aconteceu naquele dia. Os problemas que mais me incomodaram resumem-se em duas categorias:
a) Peruca mal colocada.
Fora a questão de prática na colocação, é muito importante sempre usar uma touquinha apropriada antes de vestir uma peruca. Além de proteger a peça de ficar encostando no cabelo natural e absorvendo suor, a touca impede que seu cabelo natural escape por baixo da peruca, ou faça com que ela escorregue e deixe a raiz do cabelo à mostra, se não, simplesmente cair por inteira.
Existem presilhas em forma de pentes que você costura na barra da sua peruca e que ajudam a mantê-la fixa no lugar.
![]() |
Ideal para perucas longas e pesadas. |
b) Falta de estilização.
Tirar a peruca da caixa e tacar na cabeça, como meu jovem eu passado fez, não é uma boa ideia. Geralmente as perucas não vem com a franja cortada ou um penteado pronto da loja. A ideia é que a pessoa ajuste a franja em casa mesmo. Existem inúmeros tutoriais explicando como fazer esse ajuste e faz uma enorme diferença.
Além disso, pode ser uma boa penteá-la, usando um pente de madeira com dentes grossos e tentar fazer alguns cachos ou algum tipo de penteado que impeça os fios de embolarem, mesmo que simples, como tranças ou maria-chiquinhas.
- A anágua que cai.
Elásticos não duram para sempre e eles sempre decidem morrer de vez no meio de um evento ou quando você está andando. Se sentir que sua anágua está caindo, considere trocar os elásticos e, se a sua anágua já não tem uma fita para isso, faça um pequeno furinho no cós e passe uma fitinha ao redor dele, para que você possa ajustar o tamanho e ter segurança extra.
Manter a anágua no lugar é importante para preservar o formato da saia. E também é importante para a beleza e coesão finais do seu visual!
- Parece um tanto desleixado!
Uma roupa bem passada não causará uma impressão de poluição visual, deixando os detalhes do seu outfit mais inteligível. Também procure evitar sobras de tecido.
A ordem em que você veste seu look faz diferença: vista primeiro a blusa, depois a anágua por cima, segurando a blusa no lugar. Finalmente, a saia ou vestido por cima das roupas já bem assentadas.
Se estiver usando um conjunto de saia e camisa, considere usar algum colete, espartilho ou cinto que ajude a manter tudo no lugar!

Gosto do primeiro visual, mas depois de uma caminhada considerável entre os locais que visitei naquele dia, a minha anágua estava caindo e a camisa tinha feito uma "dobrinha" na região da cintura. Nem comento do cabelo bagunçado! Depois desse dia, comecei a levar um pente na bolsa! Era hora de parar e dar uma ajeitada em tudo!
Observe também o visual de Halloween com a mesma saia. Aqui, tomei mais cuidado com o vestir das peças e usei um espartilho para manter a camisa e a anágua no lugar. São coisas que parecem banais, mas mudam totalmente um look.
Acredito que o primeiro look se beneficiaria de uma camisa de manga comprida e meias OTK com rendas na barra, ao invés da meia calça que usei naquele dia. Essas alterações trariam mais detalhes para o visual, fazendo com que a capinha ficasse menos solitária enquanto item elaborado e cheio de babados.
- Tenho todas as peças, mas não parece um coordinate completo!
Coesão é importante! Mesmo que você esteja usando um monte de acessórios e cores diversas, procure pensar na distribuição desses elementos no visual.
Observe o coordinate abaixo como exemplo de visual coeso, a despeito da quantidade de acessórios. A Briz Blossom (embaixadora kawaii do México) usou muitos acessórios, mas tomou o cuidado de escolher uma cor (rosa) como cor principal, complementando com detalhes bem distribuídos em azul, amarelo e arco-íris.
![]() |
Visual da diva Briz Blossom |
- Quebrei uma "regra" e agora estou com medo de me criticarem!
![]() |
GLB vol 21 - scan by: LolitaHistory.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada por deixar um comentário!