sábado, 12 de dezembro de 2020

Handmade: por onde começar?


De acordo com a pesquisa feita pela Belrose, a maioria das lolitas brasileiras costuram as próprias roupas! Isso é muito legal e mostra como as pessoas são dedicadas e dispostas a investir muito tempo nesse hobby!

Em minha experiência, nossa comunidade tem uma boa aceitação de peças handmade ("feito à mão" em inglês), inclusive estão dispostas a apoiar o trabalho de pessoas do meio alternativo que decidem costurar profissionalmente!

Você quer fazer parte do time das costureiras? Já sabe os básicos e quer incrementar suas habilidades? Aqui vão algumas coisas que descobri serem importantes durante meu aprendizado:

 

1) Pesquisa é fundamental.

O google existe para ser usado! Existem milhares de tutoriais no youtube, explicando desde a operação e manutenção de uma máquina de costura, até como fazer cada detalhe particular de uma peça.

E quanto a material impresso? Dá para usar revistas de molde dessas que encontramos em bancas de jornal? E livros de moda retrô, ou mesmo um livro de modelagem básica?

Quando comecei a costurar, ganhei uma revista Manequim cheia de moldes. Embora eles fossem bons e úteis, eram mais voltados para moda "normal". Por exemplo, muitos vestidos tinham cintura baixa ou decotes fundos demais, entre outros detalhes que precisariam de modificações para encaixar-se na estética lolita. 

Quais modificações você faria nesse molde para ele se tornar um JSK adorável?
Fonte.
 

O fato é que com conhecimentos de modelagem, qualquer molde pode ser adaptado para um vestido lolita e é possível criar do zero um molde perfeito para suas medidas! Existem inúmeros cursos gratuitos ou particulares que podem ajudar uma pessoa em busca de aprimoramento.

Como não tinha muitas referências quando comecei, cometi algumas atrocidades, tipo fazer um vestido completamente desproporcional!

Isso nos leva ao próximo tópico...  

 

2) Observe vestidos de lojas especializadas em moda lolita.

A Moda Lolita possuí uma série de elementos visuais nas peças que a caracterizam e para conseguir reproduzi-los em sua costura, você precisará de referências.

Existe muito conteúdo online voltado especificamente para nossa moda! Aqui e aqui tem tutoriais de como fazer uma saia, que é uma ótima peça para começar a testar sua nova habilidade. E se está procurando algum modelo de vestido lolita especifico, fique de olho na Otome no Sewing. Essa revista é a melhor amiga da lolita costureira e contém moldes completos e instruções detalhadas de como montar as peças, de vestidos a acessórios!

Revista Otome no Sewing #7 

Certamente isso não substitui por completo a experiência pessoal. Se tiver a oportunidade de ter em mãos um vestido pronto, seja importado ou nacional, de marca famosa ou não, dê uma boa olhada no avesso, no tipo de material usado, nos acabamentos, na forma que as rendas foram colocadas, no forro, botões, nas proporções, etc. 

Minha segunda tentativa de fazer um vestido, em 2013. Essa pala enorme na cintura fez ele ficar estranho no corpo, além disso, coloquei tecido demais na saia, fazendo com que a anágua não desse conta dele. Para efeito de comparação, tinha mais de 3m de comprimento, enquanto a maioria dos JSKs e saias das lojas conhecidas usam de 2,30m a 2,10m de tecido.
 

3) Organize seus projetos e não veja apenas como uma maneira de economizar.

Realmente aprendi a costurar como forma de fazer com que vestidos lolita fossem mais acessíveis para o meu orçamento. De fato, você irá gastar menos dinheiro aparente comprando apenas um tanto de algodão e linhas, porém tenha em mente que suas horas de trabalho também são dinheiro! Sem falar que você irá precisar de um monte de itens para auxiliar a costura, pagar a conta de luz pelo uso da máquina, materiais de boa qualidade não são baratos, etc. No fim, começar um hobby de costura pode custar tanto quanto comprar um vestido novo. Além disso, acidentes acontecem, às vezes um lote inteiro de tecido acaba indo para a reciclagem ou sua máquina precisará de assistência técnica!

 

Brocados lindos e caros.

4) Persistência e prática.  

Não desista!

Converse com amigas que também costuram! Tenho uma lojinha de vestidos por encomenda em que todas as peças são feitas por mim e por minha amiga Amy. Ela também está sempre procurando aprender novas técnicas, estudando a respeito de acabamentos, modelagem, confecção de peças cada vez mais complexas. Trocar esse tipo de conhecimento e feedback pode ser muito benéfico e ajudar bastante!

Parece dificil e intimidador aprender uma habilidade nova, mas você ficará boa apenas se praticar muito e se permitir cometer erros.

É muito importante fazer errado, perceber onde errou e aprender com isso. Notar sua evolução será recompensador!





Vestido feito de uma saia longa dos anos 1970 em 2014 e versão nova, feita em 2019, reutilizando a renda do original.
 
Esse é o terceiro JSK que fiz, em 2013: 
 
 
E um dos JSKs mais recentes que eu e a Amy fizemos, em 2020:
 

Muito obrigada por ter lido!





2 comentários:

  1. Ótimo post, Annah! Concordo demais com o texto, e ter alguém para conversar e compartilhar os processos e erros faz toda a diferença na hora de perseverar na costura mesmo, haha. Se deixar errar é, talvez, o passo mais difícil e mais importante em tudo, principalmente nas artes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! :) Sim, é uma habilidade cumulativa, quanto mais vc faz e tenta aperfeiçoar, melhor fica 💕💕

      Excluir

Muito obrigada por deixar um comentário!