![]() |
Claro que minha viagem imaginária é para o Stardew Valley! |
Para a moda convencional, um guarda-roupa cápsula são algumas peças atemporais que se adaptam a ambientes e climas variados, resistindo às tendências. Ele pode ser incrementado com uma ou outra peça que tenha uso só em uma estação - Por exemplo, um casaco de frio mais reforçado, ou uma blusa particularmente arejada.
Minha ideia aqui, já que estamos falando de um estilo não convencional, foi fazer algo que pudesse levar em uma viagem e que pudesse criar coordinates diferentes, para ir a meetings com outras lolitas e passeios turísticos.
O primeiro passo para determinar como seria minha cápsula foi escolher um tema e algo que fosse comum a todos os looks.
Assim, comecei pelo sapato! No contexto da minha viagem imaginária, pensei que tinha que ser algo elegante e versátil, mas também que fosse confortável para caminhadas longas.
Essa Mary Jane de salto baixo da Perlatto que me dei de aniversário atendia esses requisitos, então ela foi a escolhida. Depois do sapato, escolhi uma bolsa lúdica que tivesse o mesmo tom de caramelo.
Como precisa caber tudo em uma mala, não pensei em incluir outro par de sapato ou bolsa, visto que são itens pesados e volumosos.
Por conta da cor e modelo do conjunto de bolsa e sapato, decidi que o tema tinha que ser country e classical. Dessa forma, escolhi o acessório principal: um chapéu de palha que posso trocar a fita para combinar com o outfit.
Agora chega a parte interessante: blusas e peças principais!
Minha primeira escolha foi uma blusa de manga comprida (que comprei da Ana Paula, ela gentilmente veio me avisar da intenção de venda, pois achou que ia combinar com muita coisa do meu armário!) em um tom rosa envelhecido.
Escolhi duas meias curtas para levar: uma em rosa envelhecido e outra em um tom bege similar ao da palha. A escolha das meias foi pelo seguinte motivo: fáceis de lavar à mão e secar de um dia para o outro e com cores similares às peças que ficam na parte de cima do outfit. Escolhi como peça coringa uma camisa de manga curta creme da La Carrousel.Agora, tenho três cores em mãos: couro caramelo, palha dourada e tecido rosa envelhecido. São tons terrosos e neutros. Resolvi equilibrá-los escolhendo peças principais cores terrosas escuras: vinho e preto. A ideia é que a cor nova ficaria no centro do coordinate, cercada das demais cores intercaladas.
![]() |
Essa paleta de sombras tem um esquema de cores similar à minha cápsula! |
Escolhi as peças: Night Bear JSK da Innocent World, Pearl OP de criação própria, Royal Library Ribbon da Innocent World.
Ainda escolhi uma peça clara, em creme, o JSK Berangere Rose da Innocent World. Ele tem uma faixa rosa removível que posso usar com os outros vestidos.
Dos acessórios, escolhi bijuterias em tons de rosa escuro, creme e ouro velho. Além de um pequeno toque de marrom, já que tem essa cor na bolsa. Decidi que decoraria o chapéu com uma faixa vinho e broches de flor de veludo em tons de vinho e rosa.
Finalmente, de anágua, levaria uma anágua de voil a-line de criação própria. Com volume moderado e um formato que combina bem com classical, o voil também pode ser compactado na mala sem perder a armação do tecido.
Assim, levarei na mala os seguintes itens:
3 jsks
1 OP
1 blusa de manga comprida
1 blusa de manga curta
2 pares de meia
1 sapato
1 bolsa
1 anágua a-line
5 pulseiras, 3 colares, 2 anéis
1 chapéu
4 broches de flor
1 clip de violino
Acredito ser uma quantidade de coisas bem razoável para uma viagem onde há a intenção usar mais de um coordinate. Levaria também uma ou duas meias calça, a depender da previsão do tempo.
Vamos ver o resultado? Montei um coordinate com cada uma das peças principais e leve variação entre os demais itens. Ainda é possível montar outros visuais trocando a blusa e meias. Usei um aplicativo de edição de fotos para separar as cores principais de cada coordinate para ajudar na visualização da paleta de cores e sua distribuição.
Foi bem divertido montar essa cápsula. Pra mim, é importante conseguir usar cada uma das peças que tenho de formas variadas, então gosto muito desse tipo de desafio criativo. Creio que irei fazer outras versões dele com outros sub estilos e cores (antes que minha carteira trevosa seja revogada).
Embora já tenha um guarda-roupa estabelecido, cuidadosamente montado ao longo de doze anos, esse tipo de projeto cápsula pode ser uma boa para iniciantes organizarem listas de compras. Aquela peça bonita que você viu se encaixa bem com outras coisas que você tem? Blusas em preto ou branco são muito úteis e versáteis, mas que tal adicionar uma cor nova que encaixe bem com tudo ao invés de mais uma blusa em cores que você já tem? Fazer escolhas bem informadas é uma boa forma de evitar consumismo desenfreado e desperdício.
Obrigada por ter lido!